Alerta de fraude eletrônica
Circulou hoje, pela Internet, e-mail de autoria falsamente atribuída ao web site OCarteiro, mantido pela empresa carioca OCarteiro Internet e Tecnologia Ltda, mencionando que o destinatário havia recebido um cartão virtual, com o seguinte teor:
"Olá Meu Amor, venho te entregar este cartão: http://ocarteiro.com.br/lercartao.php?id=59554A46821571 que vai estar disponível por 30 dias. Você também poderá visualizá-lo em http://www.ocarteiro.com.br colocando o número do seu cartão: 1902667279A7383
Terei o maior prazer em entregar seus cartões também.
Um abraço,
ocarteiro.com.
Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda!"
Ainda que o cartão pareça legítimo, os links acima destacados, em realidade, iniciam o download de arquivo executável intitulado "mensageiro.zip.exe", armazenado no endereço eletrônico http://paginas.aol.com.br/mensagem1/mensageiro.zip.exe, que se trata de página pessoal mantida por algum usuário do provedor de serviços America Online.
Note-se que a mensagem exibe, além de informações a respeito do "cartão", um anúncio publicitário real, de forma aleatória, armazenado no servidor da empresa de Internet Invent, no endereço eletrônico http://tags.invent.com.br/iserver/ SITE=OCARTEIRO/AREA=OCART.MAIL/ AAMSZ=468X60/KEYWORD=/ ACC_RANDOM=123456789.
O envio da mensagem em conjunto com uma imagem publicitária verdadeira induz o destinatário a acreditar na veracidade da mensagem, tendo em vista seu aspecto profissional. No entanto, o arquivo "mensageiro.zip.exe" não é nenhum cartão virtual, mas sim vírus ou outro programa nocivo.
Perceba-se que, para dar maior credibilidade à mensagem, o remetente fez uso do verdadeiro logotipo do serviço OCarteiro, através de inlining, ou seja, requisitando do próprio servidor do web site OCarteiro o arquivo "email_cart_1_3.gif", assim como também incluiu, como mencionado, anúncio publicitário de servidor específico (tags.invent.com.br). Confira:
O golpe tem razoável potencial lesivo. A mensagem parece ser, de fato, legítima, já que reproduz o logotipo de um serviço verdadeiro de envio de cartões virtuais, bem como inclui, também, o número de um cartão virtual e uma mensagem publicitária real. Assim como ocorre com a maioria dos golpes desta natureza, o remetente deseja que o destinatário seja induzido a fazer o download e executar um arquivo nocivo ao seu sistema, sem atentar para o fato de se tratar de um arquivo executável, quer por falta de atenção, quer por ausência de conhecimentos de informática.
Este tipo de fraude eletrônica é sempre praticado com o intuito de induzir usuários incautos a baixar um arquivo em seu computador contendo vírus, vermes, cavalos-de-tróia ou programas de captura de senhas e dados pessoais.
Para evitar este tipo de problema, o usuário deve sempre desconfiar de cartões enviados pelo correio eletrônico, notadamente se apresentam arquivos anexados ou solicitam que o usuário faça o download de algum arquivo. Na esmagadora maioria dos casos, trata-se de mais uma tentativa de fraude eletrônica.
Caso sofra prejuízos, o usuário deve também buscar o auxílio de advogado especializado em Direito de Internet para pleitear a reparação de seus danos.rolex-watch.me.uk
www.ukreplica.co.uk
watchreplica.co.uk
|
Tags:
ocarteiro | fraude | eletronica | internet | cartoes | golpe | prejuizo | |
|